sábado, 19 de setembro de 2009

ATIVIDADE 5:

O PREJUÍZO DO ACÚMULO DE GORDURA NO ORGANISMO HUMANO
Os obesos, devido ao acúmulo de gordura no organismo, têm cifras elevadas de colesterol e triglicéridos no sangue, estas cifras elevadas implicam o risco de sofrer enfarte agudo de miocárdio, hemorragia ou trombose cerebral e claudicação intermitente nas extremidades inferiores (um distúrbio grave devido à falta de irrigação sanguínea nas pernas). Inclusivamente o aumento de triglicéridos no sangue foi descrito como causa de pancreatite aguda (inflamação súbita da glândula pancreática situada atrás do estômago).
Se a pessoa com excesso de peso emagrece, é de esperar que os triglicéridos elevados se normalizem e que o colesterol desça. De qualquer forma, existem pessoas com excesso de peso apresentando análises completamente normais. Excesso de gordura corporal e obesidade devem ser enfrentados e tratados como um inchaço proveniente de células intoxicadas, tecidos doentes, mal formados, mal hidratados, pessimamente nutridos e limpos, que recebem inadequada irrigação sanguínea e retêm líquidos. Tanto é assim que geram estria, celulite, culote e gordura localizada, verdadeiras deformações, que visualmente declaram, em alguma extensão, sobre a desarmonia interna.

AQUI ESTÁ O EXCESSO DE GORDURA EM UMA VEIA DO ORGANISMO HUMANO


EQUILÍBRIO ENERGÉTICO DO DIA A DIA

Equilíbrio energético é a relação entre o consumo energético, traduzido pelo equivalente calórico dos nutrientes que compõem a dieta e a demanda energética associada ao equivalente energético do trabalho biológico realizado. Apesar de existirem diferenças individuais importantes relacionadas aos mecanismos de consumo e de demanda energética, o equilíbrio energético é o determinante principal quanto às modificações associadas à proporção relativa de gordura e de massa isenta de gordura, isso torna as dietas e a prática da atividade física mecanismos essenciais de controle do peso corporal. Desse modo, o tema equilíbrio energético adquire importância fundamental para os fatores nutrição, exercício físico e composição corporal, o que torna importante o fato de ter o acompanhamento de uma nutricionista, de Professores de Educação Física e até de fisiologistas para ter uma maior compreensão destes fatos. De qualquer forma, o que você precisa na prática é ter esta equipe que possa te ajudar "a ir à luta", mantendo uma dieta equilibrada feita por uma nutricionista e reavaliada constantemente, além dos exercícios regulares que vão de encontro as suas necessidades e objetivos, que também devem ser reavaliados a cada dois ou três meses.

AQUI ESTÁ UMA "PIRÂMIDE GRÁFICO" DO EQUILÍBRIO ENERGÉTICO DE UM SER HUMANO

REFERÊNCIAS:

http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=3650

http://www.aobesidade.com/obesidade-e-excesso-de-gordura-no-sangue.html

http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/040628_fit_equilibrio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário